sábado, 22 de fevereiro de 2014

A depressão e o Artesanato

Oi meninas,

Hoje resolvi escrever este artigo, pois recebo muitos e-mails  de agradecimento de pessoas que saíram de uma depressão depois de começaram a fazer artesanato. Isso ficava na minha cabeça e eu pensava, pq será? Como o artesanato tiraria alguém de uma depressão? 

Curiosa que só eu, comecei a juntar os depoimentos das pessoas e comecei a me analisar no trabalho, para saber o que eu mesma sentia quando fazia o artesanato, para então entender o motivo dele libertar as pessoas que se encontravam em depressão.

Começando o estudo, pesquisei o que sentia uma pessoa com depressão, e resumidamente, descobri que tratavam-se de pessoas com  uma grande tristeza interna, uma grande insatisfação, que as levava para um desinteresse total de si ou da vida... Separei este conceito e continuei na investigação.

Ao analisar o meu trabalho no artesanato, percebi o quanto é gostoso trabalhar com a criatividade, com as mãos, com o objetivo de transformar matéria em arte... as horas passam, as costas doem, mas vc está ali feliz, sem vontade de parar, sem ficar olhando o relógio, sem pedir que o dia passe rápido. É uma vontade de trabalhar que vem de dentro e só se acalma quando você atinge a meta, no caso das artesãs, quando olhamos para a "peça" pronta e falamos: -Missão cumprida!  E após alguns minutos, você já começa a planejar a próxima arte.

Descobri que essa satisfação que sentimos chama-se "Satisfação genuína", é como se fosse um orgulho de nós mesmas por termos conseguido fazer aquilo que, muitas vezes, parecia impossível ou muito difícil...  Essa satisfação aumenta ainda mais quando recebemos elogios ou aplausos pelo trabalho realizado. Daí comecei a entender...

Ao pesquisar sobre a "Satisfação Genuína" descobri  um forte indício para decifrá-la. Dizem que após fazer o mundo, Deus teve essa Satisfação...
“Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. (Gên. 1:31) Os anjos começaram a bradar em aplauso ao verem tudo o que Deus havia feito.  (Jó 38:4-7) Salomão também apreciava o valor do trabalho significativo. — Ecl. 3:13."

Ao juntar o conceito de depressão, com esta descoberta, da satisfação que o trabalho artesanal nos proporciona, ficou muito claro o motivo pelo qual esse tipo de trabalho pode ajudar no tratamento da depressão.

Cheguei a conclusão de que o trabalho artesanal desafia estes sentimentos de tristeza e desinteresse, fazendo com que a pessoa se concentre em conseguir realizar aquela tarefa, para orgulho próprio e isso lhe traz forças, vontade, empenho, faz ela se sentir melhor e ao terminar, a satisfação é TÃO GRANDE, que pode curar  qualquer tristeza...  Já até vi pessoas chorarem de felicidade e orgulho ao verem suas peças prontas. 

Quero deixar meu depoimento sobre o assunto, no início do ano passado eu sofri a perda de uma pessoa muito querida, minha Avó Marlene, além de uma grande avó, ela era uma grande amiga e não foi fácil suportar tamanha dor.  A tristeza era tanta que eu não sabia o que fazer... Foi quando Deus colocou vocês em minha vida! Em paralelo a tristeza, eu vivia um momento lindo de exposição dos meus trabalhos na fanpage. Com meus vídeos do youtube muitas pessoas se interessaram no meu trabalho e eu recebia muitos e-mails com pedidos para que eu gravasse um DVD de vídeo aulas, eu fiz o DVD e não tenho dúvidas de que foi o que me salvou da grande tristeza que se acumulava em meu interior.

Pessoal, escrevi este artigo com intuito informativo e para levantar debates, eu não sou médica, psicóloga, nem religiosa, sou apenas uma pessoa que ama artesanato e tenta, cada vez mais, aprender e ensinar coisas boas as pessoas todos os dias...

Espero que vocês tenham entendido pq, hoje, eu acredito que o artesanato pode ajudar no combate a depressão. Se quiserem podem deixar seus depoimentos nos comentários deste post, para que de alguma forma contribua com alguém que esteja passando por essa situação neste momento.

Fiquem com Deus!

Bjs 
Cris Albuque


6 comentários:

  1. ADOREI O QUE VC ESCREVEU E BEM ASSIM QUE ME SINTO, QDO NÃO ESTOU BEM É UMA TRISTEZA SEM EXPLICAÇÃO, COMPREI SEUS DVDS , AMO FAZER AS AULAS, ADORO SUA VOZ ME ACALMA, PARECE QUE ESTA AQUI DO MEU LADO, JUNTO COM O PIU PIU KKKKK,VC NEM IMAGINA COMO ESTA ME FAZENDO BEM, FAÇO OS TRABALHOS, MAS AINDA NÃO CONSEGUI POSTAR AS FOTOS, TENHO UM POUCO DE MEDO DE NÃO FICAR BOM ,MAS LOGO TOMAREI CORAGEM E POSTO AS FOTOS, QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE ABENÇOANDO E QUE VC POSSA TER ANIMO PARA SEMPRE ESTAR FAZENDO AULAS PARA NÓS,BJS

    ResponderExcluir
  2. NÃO SAIO MEU NOME SOU A SANDRA V.MANFRINATO,BJS

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cris, ficou muito bom o texto, vc conseguiu chegar a uma conclusão muito boa, o artesanato nos enche de vida, amor, alegrias, é maravilhoso como nos faz bem ....

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, que bom que vc consegue tempo para ajudar todas de todas as formas. Cris vc é uma estrela iluminada que Deus mandou para nós socorrer.. .nos ensinar e para transmitir esse amor que vc tem com as pessoas. Amiga, seja feliz sempre, e continue a fazer esse seu trabalho que ensina, ajuda a todos nós. Um grande beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Vc entendeu td e escreveu muito bem, se eu ja gostava de vc e de seus videos agora sou sua fã.Vc é mto especial...Deus te abençoe.Lizia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris achei seu post GENIAL e me indentifiquei muito com ele,tanto que repliquei lá no meu face AmoRosa para as minhas clientes e amigas.
    Obrigada por ser tão especial!!!
    Deus continue abençoando você com seu talento e trabalho.

    ResponderExcluir